Revascularização do miocárdio

Operação realizada para revascularizar artérias coronárias doentes. Habitualmente é necessário 2-3 dias de internação em centro de tratamento intensivo e 5-6 dias de internação hospitalar. Nesse período o paciente recebe o treinamento fisioterápico com caminhadas e trabalho respiratório e motor. Clique aqui para saber mais sobre a doença de artéria coronária.

Válvula cardíaca (mitral, tricúspide, aórtica e pulmonar)

A abordagem das valvas cardíacas são procedimentos muito comuns hoje em dia. A necessidade de operação para plástica valvares e trocas valvares estão entre as mais realizadas no mundo e especialmente no Brasil. A necessidade de realização desses procedimentos deve ser discutida com o grupo cardiológico e cirúrgico. Clique aqui para saber mais sobre a doença valvar cardíaca.

Transplante cardíaco

O tratamento definitivo da insuficiência cardíaca é o transplante de coração. O procedimento é necessário quando o tratamento clínico falha e não há outra opção para a abordagem do paciente. No Brasil são feitos aproximadamente 300 cirurgias desse tipo por ano e no nosso serviço temos feito entre 25 a 30 procedimentos. Clique aqui para saber mais.

TAVI (implante percutâneo da válvula aórtica)

Esse procedimento é utilizado como alternativa à cirurgia cardíaca aberta para a troca da valva aórtica. Podemos utilizar essa abordagem menos invasiva em pacientes selecionados. No Brasil esse procedimento ainda está se concretizando. Nossa equipe tem adquirido experiência nesse assunto tendo acompanhado diversas cirurgias no exterior. O procedimento é realizado com implante pela artéria da virilha de uma válvula que substituirá a valva aórtica. Um time de especialistas deverá decidir sobre o melhor tratamento para você, ou seja, cirurgia aberta ou percutânea.

Cirurgia de varizes

Varizes são veias salientes e visíveis, com alterações definitivas e não reversíveis de suas propriedades funcionais e anatômicas. Causa deformidades estéticas e podem causar edema, sensação de peso nas pernas e prurido (coceira). As flebites (inflamações nas paredes das veias), as úlceras (feridas) e a hemorragia por rotura de uma veia são complicações que podem ocorrer principalmente em casos mais avançados de doença varicosa. Consultar o cirurgião vascular para definir o melhor tratamento é fundamental.

Correção de aneurisma de aorta

O aneurisma é a dilatação do segmento da artéria com a fragilidade da parede do vaso podendo levar a ruptura do mesmo. Essa complicação é muito grave e muitas vezes mortal. Por isso, as operações para a correção dos aneurismas devem ser realizadas em momento adequado e por grupo experiente nesse tipo de procedimento.

Implante de endoprótese

Nos casos de aneurismas, o tratamento por via endovascular se popularizou nos últimos anos e tem se tornado a abordagem de escolha associando-se a menor mortalidade.

Implante de marcapasso

O implante de marca-passos cardíacos deve ser realizado devido a algum problema de ritmo cardíaco, normalmente uma diminuição da frequência normal do coração. As operações devem ser conduzidas por profissional experiente nesse procedimento e contar com equipe multiprofissional para a completo tratamento do paciente.