CLÁUDIO GELAPE

Clinica de cirurgia cardiovascular

Logo branca

Aprenda e se cuidar da sua saúde cardiovascular

Coração Grande: Quais são as causas?

Popularmente chamado de Coração Grande, a Cardiomegalia é uma condição caracterizada pelo aumento do tamanho do coração. O crescimento pode chegar a 50% do tamanho original e ocorre devido a diversos fatores. As causas podem ser hipertensão arterial, doenças coronárias, doenças das valvas cardíacas, e também Doença de Chagas. A doença atinge principalmente os idosos, mas pode ocorrer em adultos jovens ou crianças com problemas cardíacos.

Por causa do tamanho, o coração acaba não conseguindo bombear o sangue com a força necessária para todo o corpo, provocando cansaço intenso e falta de ar. Apesar de poder levar à morte, com o tratamento adequado da condição que causou o aumento do coração, o paciente pode viver adequadamente por vários anos com boa qualidade de vida.

Sintomas

Os sintomas de uma pessoa com coração grande são:

– Falta de ar;

– Fraqueza e cansaço após realizar pouco esforço, como subir escadas;

– Tonturas e desmaios;

– Palpitações cardíacas;

– Menor produção diária de urina.

Se você notar algum desses, avise imediatamente o seu médico.

Tratamentos

O tratamento depende da doença associada que levou o coração a crescer de tamanho. São disponíveis vários medicamentos que devem ser utilizados com cuidado pelo seu médico. Caso o uso deles não seja suficiente, uma cirurgia para refazer a estrutura do coração ou um transplante cardíaco podem ser necessários.