A vida após a cirurgia cardíaca

É comum que pacientes sintam-se inseguros e tenham dúvidas em relação ao processo pós-operatório. Muitos se perguntam se poderão voltar a se exercitar, comer os mesmos alimentos ou realizar outras atividades de sua antiga rotina.

Caso você queira saber tudo sobre a preparação pré-operatória, estadia hospitalar e recuperação, você pode acessar nosso documento. Neste post, vamos explicar algumas das dúvidas mais frequentes.

Quanto tempo demora a recuperação?

O caso varia de pessoa para pessoa e depende do tipo de cirurgia feita. Se foi possível optar por uma cirurgia minimamente invasiva, que é mais leve, pode demorar de 4 a 6 semanas. No caso de uma tradicional, a pessoa precisa de cerca de 60 dias.

Que cuidados de higiene devo ter? Posso tomar banho normalmente?

Assim que possível, você deve tentar se banhar e fazer suas necessidades fisiológicas sozinho. Pratique a boa higiene: lave as mãos frequentemente, tome banho diariamente, escove os dentes três vezes por dia, use fio dental e proteja a sua pele de traumas.

Após 48 horas da cirurgia, sua cicatriz não precisará mais ser coberta com curativos. Lave as feridas normalmente durante o banho com sabonete neutro e seque com delicadeza. Atenção: não use qualquer loção ou creme nas feridas sem prescrição médica.

Poderei voltar a praticar exercícios algum dia?

Não só poderá, como a atividade física deve ser gradualmente estimulada. Um membro da equipe de pós-operatório orientará especificamente nessa recuperação. É comum que a pessoa tenha inchaços (edemas) nas pernas e, por isso, é importante fazer caminhadas, sentar-se frequentemente na cama e fora dela, e usar meias elásticas, que facilitam a circulação sanguínea. Além disso, o paciente não deve carregar peso ou dormir de barriga para baixo durante a recuperação.

Após esse período, a pessoa pode voltar à atividade normal. Claro que é essencial seguir as orientações médicas e ter acompanhamento.

Quando poderei voltar a dirigir?

A pessoa não deve dirigir por pelo menos seis semanas após a cirurgia. Isso porque suas reações ainda não estão normalizadas e o esforço nas pernas pode ser demasiado.

Posso voltar a fumar e beber?

Não é permitido o uso de álcool ou cigarros no período pré-operatório e durante a recuperação. No caso de fumantes, é altamente recomendável que a pessoa não volte a fumar para evitar novos problemas cardiovasculares. No caso da bebida, é preciso consumir de forma moderada.

A minha dieta irá mudar?

Como já explicamos em outros textos (link), a dieta tem um papel muito importante na prevenção de doenças cardiovasculares. Porém, isso não significa que você terá que mudar radicalmente a sua forma de comer. É possível que o médico lhe recomenda uma dieta na alta hospitalar.

Aconselhamos que a pessoa diminua o consumo de gorduras ruins, açúcar, sal e álcool. Por outro lado, frutas, verduras, cereais, laticínios são indicados para se ter uma boa alimentação.

Como saber se devo voltar ao médico?

Se você apresentar febre maior do que 38ºC, dor no peito, falta de ar, tontura, sinal de infecção nas incisões (saída de pus), pernas muito inchadas ou doloridas, é importante voltar ao médico.


Tem mais alguma dúvida que não está em nosso texto? Entre em contato conosco.